sábado, 28 de setembro de 2013

QUILOMBO DO GROTÃO REALIZA A FESTA ANUAL DAS ÁRVORES



O Samba da Comunidade é um evento mensal realizado pelo Quilombo do Grotão e por outras comunidades tradicionais de Niterói. A atividade traz sempre uma bandeira de luta e, além da música e da feijoada da melhor qualidade, busca conscientizar a população sobre algum tema considerado importante pelas comunidades.

Desta vez o evento irá comemorar a Festa Anual das Árvores. O Decreto 55.795/65 criou a Festa Anual das Árvores para que fosse comemorado não apenas o Dia da Árvore, mas a semana inteira. No Norte e Nordeste do país se comemora a Festa das Árvores em períodos diferentes por conta do período de seca ou de chuva intensa. Aqui no Sudeste a Festa das Árvores começa em 21 de setembro e se estende durante toda a semana.

“No Quilombo festejaremos no dia 28 mostrando principalmente como é importante seguir na luta pela preservação de nosso ecossistema. O desmatamento vem crescendo muito em diversos lugares do país e é preciso conscientizar a população da importância de revertermos esse processo de degradação. Na Serra da Tiririca temos um trabalho de defesa do meio ambiente e queremos mostrar a importância dos povos tradicionais nessa luta.”, disse Renatão do Quilombo, líder comunitário do Quilombo do Grotão
e presidente da Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato (ACOTEM).

Na oportunidade a comunidade vai comemorar também a vitória do povo do Engenho do Mato que, depois de muita luta e mobilização, conseguiu impedir a construção de um Posto do Detran no lugar da única escola de ensino fundamental da área. O terreno agora voltará a ser destinado a educação e
abrigará a Escola Municipal Fagundes Varela. Estudantes da comunidade, que lutaram e realizaram atos públicos em defesa da escola, serão homenageados pelo Quilombo do Grotão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário