sexta-feira, 3 de maio de 2013

INTOLERÂNCIA E AGRESSÕES: Precisamos dar um BASTA!


"A opressão aos LGBTTS é um tema que merece toda a nossa militância. E tivemos um grande debate na sociedade quando o conservador Marcos Feliciano ascendeu à posição de presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal. Mas o conservadorismo que cresce em nossa sociedade é muito mais amplo que este fato isolado.

No dia 27 de abril, tivemos a triste notícia de que um jovem de origem nordestina foi agredido covardemente por sete homens em nossa cidade, em plena Praça Araribóia, no Centro. Identificados como neonazistas, tais pessoas pregam e praticam a violência e a intolerância.

Eu, como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Niterói, repudio tal prática absurda e, mais que isso, conclamo as autoridades a averiguarem profundamente este fato. O que presenciamos é um ataque frontal aos direitos humanos e à democracia.

Sobre os direitos humanos, atualmente estamos sendo atacados por este sistema capitalista de forma cada vez mais violenta. O conservadorismo se revela nas mais variadas esferas da sociedade, e o que vemos é que para os setores dominantes o que resolve o caos é nada mais que a intolerância, a punição e o preconceito. A exploração e tantas guerras são animadas por estes sentimentos de ódio à diferença. Daí a urgência e importância de colocarmos a pauta dos direitos humanos como uma prioridade.

Esta lógica leva a uma sociedade em que os direitos humanos mais fundamentais e básicos sejam violados cotidianamente. A violência, a intolerância, o preconceito são vestígios de uma sociedade que caminha para a barbárie. A luta pelos direitos humanos, portanto, é uma tarefa dos socialistas, que não pode ser secundarizada. Não pode haver qualquer forma de opressão na sociedade que defendemos.

A criminalização da pobreza, o racismo, a opressão contra LGBTTS, nordestinos e mulheres são questões essenciais a serem combatidas. Apesar de parecer redundância, afinal, exigimos direitos humanos, para a sociedade composta por humanos, na verdade, torna-se cada vez mais cotidiano fatos horrendos como este que ocorreu na Praça Araribóia. Nossa sociedade torna seres humanos mercadorias, objetos, e é nosso dever combater esta lógica injusta.

Gostaria de reafirmar aqui, portanto, a importância de ser estabelecida uma investigação a fundo deste grupo que defende uma ideologia baseada em ódio e intolerância como é o nazismo. Nós do PSOL, como socialistas que somos, não nos calamos diante deste absurdo. Nosso partido tem dado grandes passos na defesa dos direitos humanos, seja com o Marcelo Freixo na CPI das Milícias, seja com Jean Wyllys na luta contra a homofobia e racismo da bancada fundamentalista.

Por isso, nosso mandato, assim como a bancada de Niterói, sabe que os regimes totalitários que tanto destruíram vidas e sonhos ao longo da história se basearam nesta mesma intolerância. Neste mesmo sentimento que moveu pessoas a perseguirem seres humanos desumanamente. Por isso, que é tão fundamental o respeito às distintas formas culturais de nossa sociedade. Só assim, poderemos garantir uma unidade do diverso, uma democracia de fato”.
Pronunciamento do vereador Renatinho (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Niterói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário