sábado, 23 de março de 2013

Projeto garante aos deficientes acessibilidade às praias de Niterói

Uma cidade que se considera acessível precisa, em primeiro lugar, respeitar seus cidadãos e visitantes. Ainda é preciso respeitar o livre direito de ir e vir. Entretanto, não é isso que ocorre em Niterói, pois leis existem. No entanto, a má vontade do Poder Público é absurda.

Para citar um exemplo, a cidade possui diversas praias e quando algum deficiente quer ir a alguma delas, esbarra na dificuldade logo ao embarcar em um ônibus. Os veículos não têm qualquer tipo de adaptação. A situação é pior nos fins de semana, quando as empresas, para faturar mais, retiram os poucos obsoletos e não funcionais ônibus com rampas móveis. No entanto, algumas dessas rampas não funcionam.

Passado o primeiro obstáculo, se o deficiente não desistir, ao chegar à praia vai se
deparar com a impossibilidade de chegar até a água. Só terá condições de chegar até a beira da água se tiver a ajuda de alguém, o que é também constrangedor.

O vereador Renatinho (PSOL), sempre preocupado com as questões da pessoa com deficiência, propôs um Projeto de Lei (022/2013) de acessibilidade às praias, que permitirá a absoluta independência. A instalação da esteira e de outros mecanismos de acesso nas praias, com certeza, ajudará não só os cadeirantes, mas também aqueles que fazem uso de bengalas. É o caso tanto dos deficientes físicos como os deficientes visuais, além das gestantes, idosos e pessoas com baixa mobilidade.

A impressão que se tem é que não querem ver os deficientes acessando às praias, o que se configura um grande preconceito. Portanto, devemos apoiar o PL 022/2013, do vereador Renatinho (PSOL), que garante o acesso às praias. (Marcos Ramalho, deficiente visual e conselheiro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped).




Vejam no link abaixo a íntegra do PL 022/2013:


Nenhum comentário:

Postar um comentário