quarta-feira, 14 de março de 2012

DUTO DO COMPERJ: RENATINHO PEDE AO GOVERNADOR A SUSPENSÃO DAS OBRAS!

Mandato Vereador Renatinho do PSOL (Niterói) na luta contra o duto do Comperj!
O vereador Renatinho do PSOL solicitou ao governador Sérgio Cabral a suspensão do processo de licenciamento do emissário submarino do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), que a Petrobras pretende construir na região de Itaipuaçu e trará sérias consequências às praias oceânicas de Niterói: Itacoatiara, Itaipu, Piratininga e Camboinhas. Na indicação legislativa apresentada na Câmara de Vereadores pedindo a intervenção do governo, Renatinho do PSOL denunciou o crime ambiental que acontecerá, caso a obra for autorizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

Todas as porcarias industriais vindas do Comperj serão despejadas e trazidas pelas marés para as nossas praias. Segundo técnicos do próprio INEA, a totalidade da tabela periódica, ou seja, cianetos, fenóis, óleos, graxas e todos os demais elementos químicos existentes serão jogados no nosso mar”, destacou Renatinho do PSOL.

Audiência em defesa da pesca artesanal de Itaipu
De acordo com ele, que preside a Comissão de Direitos Humanos da Câmara, em pouco tempo estes dejetos atingirão Itacoatiara, Itaipu, Camboinhas e Piratininga. Esses materiais possuem características conservativas e cumulativas e se mantém no ambiente por um longo tempo, trazendo seríssimos danos de caráter ambiental (ecossistemas e vida marinha), social (pesca, moradia, lazer), turístico (eco turismo, turismo náutico, turismo subaquático, surfe) e econômico (comércios, pousadas, restaurantes).


Denúncia – A Secretaria de Estado do Ambiente e a prefeitura de Maricá marcaram uma audiência pública às pressas e desrespeitaram uma resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Conema) que só permite a realização de audiência pública no Rio se for convocada com 15 dias de antecedência, mediante a ampla publicidade em Diário Oficial, jornais de grande circulação, faixas e outros. A audiência foi para debater as contrapartidas da instalação do Duto do Comperj em Marica. O cidadão Cássio Garcez, da ONG Ecoando, que atua na Serra da Tiririca, foi quem fez a denuncia ao vereador Renatinho e ao Ministério Público sobre esta irregularidade cometida pelo governo.

O secretário Estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc, promoveu a audiência para anunciar obras de saneamento na região. O Vereador Renatinho do PSOL questionou: “Estamos exigindo uma audiência pública em Niterói. O Minc está colocando o carroça na frente dos bois, pois deveria realizar uma ampla convocação para estas audiências na região a fim de discutir a instalação do duto e não agir nos bastidores como fez nesta terça-feira (13-03)”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário