sexta-feira, 24 de junho de 2011

PÓRTICOS DE SEGURANÇA OU POLÍTICA HABITACIONAL DE VERDADE

A princípio não somos contra a criação de pórticos de segurança. Ocorre que este projeto específico, apresentado por Jorge Roberto Silveira, nos parece mais um projeto megalomaníaco, assim como a Torre Panorâmica e as obras sem fim do Caminho Niemeyer. A cidade passa por um sério problema habitacional e o Prefeito não construiu nenhuma casa e não pagou sequer 1 real de aluguel social aos desabrigados das chuvas de abril de 2010 e o insiste em fazer obras faraônicas!

Não temos nada contra o arquiteto Niemeyer. Respeitamos o homem e sua história, mas temos em todo o Brasil, inclusive em Niterói, ótimos arquitetos e urbanistas que poderiam projetar os tais pórticos de segurança que não custassem 50 milhões para a população da cidade.

Nossa opinião é que, se tivermos pórticos de segurança em nossa cidade, eles devem ser bem projetados para serem úteis e dar agilidade para a policia cumprir seu papel de proteção à sociedade. Mas não há necessidade que estes pórticos sejam objeto de um projeto tão caro que mais parece servir como ponto turístico do que como instrumento de segurança pública.

Somos contra esse projeto específico por demandar um gasto muito grande e desnecessário para a população de Niterói. Mas, sem dúvida, estamos abertos para discutir com o governo e com a população uma nova proposta para a criação de pórticos de segurança na cidade.

Além disso, essa proposta de fazer os moradores de condomínios pagarem pelos pórticos não nos parece razoável. Se existem condomínios na cidade foi porque a Prefeitura permitiu que existissem. Cabe ao Executivo fiscalizar e multar quem estiver agindo de forma ilegal. Nos condomínios existentes, o que houve até hoje foi uma plena aceitação por parte da Prefeitura, ou seja, estão consolidados e a conduta até hoje da Prefeitura aponta que, mesmo informalmente, concordou com a instalação de guaritas nesses locais. A criação de mais um Fundo Municipal a ser abastecido por moradores de condomínios soa como uma “punição” aos condôminos sem que haja ao menos um processo administrativo que possibilite a defesa deles.

O Prefeito anunciou a criação dos pórticos há 12 anos e até hoje não teve competência para implementá-la, não vai ser agora com a  "solução mágica" anunciada através da imprensa que o problema será resolvido! Essa é uma discussão que interessa a todos nós e iremos cobrar que seja feita abertamente em Audiência Pública!



Pórticos de Niemeyer vão fechar saídas de Niterói

 Fonte: Gilson Monteiro/O GLOBO
O arquiteto Oscar Niemeyer apresentou um primeiro estudo para a instalação de pórticos de segurança em 16 pontos de Niterói. Segundo o prefeito Jorge Roberto Silveira, neles vão funcionar postos policiais equipados de forma que se possam fechar as saídas de Niterói. “O criminoso terá a certeza de que, se fizer algo errado por aqui, estará cercado”, diz ele. Quatro vão ficar na Região Oceânica, e os outros em acessos da ponte e da rodovia Amaral Peixoto. Você acha que a instalação desses pórticos vai dar mais segurança à cidade?
Comentários:
Apelido: Guerrronn - 2/7/2009 - 18:46
Parece coisa de imperador romano com efeitos futuristas... me poupem!!! Façam coisas mais lógicas para acabar com a bandidagem, já que não há escolas e nem empregos para todos. E o túnel que vem sendo prometido há vários anos? Coisas para melhorar efetivamente a vida dos contribuintes não existem, apenas obras de megalomaníacos. 
Enfim... vai ficar horroso e não vai dar resultado nenhum. 
Apelido: donalrey - 22/6/2009 - 20:59
vai encher mais ainda o bolso do prefeito e seus amigos uma vez que a obra sera feita sem licitação. a EMUSA esta tudo sendo faturado e com duplicidade ela contrata empresa para fazer serviços que ja tem outra empresa para fazer . a translar sao 40 milhoes de reais e varios funcionarios fantasmas. 
Apelido: Nick_nick - 22/6/2009 - 10:50
Grande coisa... Niterói não tem dinheiro para fornecer remédios para pessoas que dependem deles e acabam precisando entrar na Justiça para recebê-los e JRS gastando dinheiro público com atletas e pórticos.
Apelido: ilariamaral - 22/6/2009 - 9:16
Tadinho o véio está mesmo ficando gagá, tem é que ser aposentado à força pra parar de fazer monumentos a si mesmo e construir logo uma pirâmide pra ser enterrado, de preferência junto com Xórge, mesmo que (e de preferência) ainda vivo! 
Apelido: peixegalo - 19/6/2011 - 10:03
E difícil acreditar que este prefeito e sua gang tenham coragem de criar este fundo, e claro que é mais um jeito de usurpar nosso bolso ,eles estão em fim de mandato e sabem que nunca mais voltam ,por isso querem arranjar um jeito de roubarem mais.Senhores Vereadore não deixem ou voces estarão em coluio com esses L>>>>> 
Apelido: AjudeItaipuaçu 
- 18/6/2011 - 19:17
Acho ótima a ideia. Aliás, se todas as promessas feitas tivessem sido cumpridas viveríamos no paraíso. Basta dar uma voltinha em Pendotiba e Maria Paula e constatar o estado de abandono que reina. Em Maria Paula estão destruindo um lado da pista para instalar alguma coisa no chão, não tem uma placa dizendo do que se trata, e com certeza não vão consertar. Este fundo vai ser mais um daqueles muitos que já foram criados desde o Império e cujos recursos serão usados para outra finalidade. Sugiro criar um fundo, cobrando de todas as biroscas existentes na cidade, a fim de custear as despesas de saúde dos alcoolatras. Outro também, cobrado dos restaurantes, para custear as despesas de saúde dos obesos. Poderiam cobrar também de quem frequenta as praias para mantê-las limpas e quem sabe até sobre o ar que respiramos. Não conseguem tapar os buracos e trocar lâmpadas e querem criar pórticos que não garantirão nada. Vão colocar quem lá? A GM? Somente Sucupira supera isso. Cadê os vereadores? 


Um comentário:

  1. eu quero saber onde está o Ministério Público q ainda não se coçou p por esse FACÍNORA na CADEIA! e esse povinho de niterói q só reclama e nao age... FORA JA!!!!

    ResponderExcluir